Matsuri Dedetizadora, Desentupidora e Caça Vazamentos

Tipos de Pragas


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Home Carrapatos
Carrapatos PDF Imprimir E-mail

Carrapatos

São artrópodes, como as aranhas e escorpiões. Existem 2 fases de vida: fase de parasitismo (no hospedeiro) e fase de vida livre (solo, tocas, buracos, ninhos e vegetação) Hospedam e transmitem diversos agentes patogênicos (vírus, bactérias, riquétsias e protozoários) ao homem (hospedeiro acidental) e aos animais. Os microrganismos são transmitidos pela saliva dos carrapatos, injetada no local da picada, e que apresenta toxinas, substâncias anestésicas e anticoagulantes. Transmite doenças como febre maculosa brasileira e borreliose de Lyme.


Esses aracnídeos ectoparasitos estão de volta, causando incômodos e óbitos. Os carrapatos geralmente necessitam de três hospedeiros para desenvolvimento do ciclo biológico, que se inicia no solo, onde a fêmea realiza a postura.

Dos ovos eclodem larvas que buscam na vegetação das áreas livres (logradouros públicos ou jardins domiciliares), um lugar de abrigo até encontrar um hospedeiro, no qual realizam seu primeiro repasto sangüíneo, retornando ao solo para a ocorrência de uma muda, quando alcançam o estágio de ninfa.

Esta fase é bem prolongada e pode ocorrer em um ano, aguardando a chegada do segundo hospedeiro, no qual se fixam para a realização de uma demorada hematófaga (retirada de sangue). Finalizada esta etapa, sofrem uma segunda muda, surgindo então, os machos e as fêmeas que rapidamente tornam-se adultos e aptos à reprodução. Transmissores da febre maculosa, os carrapatos inserem-se na lista de pragas urbanas de grande importância em Saúde Pública.

Entre os possíveis parasitas do cão, os carrapatos ocupam um lugar de destaque no que se refere ao perigo.

Ciclo de vida dos carrapatos

Ciclo de Vida do Carrapato

Doenças transmitidas pelos carrapatos

Os carrapatos podem transmitir germes infecciosos, víricos e bacterianos, protozoários e neurotoxinas que produzem doenças graves.
As conseqüências clínicas variam desde simples infecções locais a sintomas muito graves que se não forem tratas a tempo, podem levar o animal até a morte.

Dicas Úteis

  • Aparar e cortar a vegetação rasteira;
  • Vistoriar o corpo após freqüentar áreas de mata;
  • Remover o lixo ou restos alimentares expostos, evitando que sirvam de alimento para animais;
  • Vistoriar animais semanalmente. Se apresentarem carrapatos, tratar com indicação de veterinário e manter em local restrito;
  • Ao retirar carrapatos, não utilizar produtos químicos. Gire levemente o corpo do carrapato até que se desprenda. Ou abafar com éter. Não puxar ou pressionar o carrapato.
 


Rua Giambatista Vico, 237 - Cidade Dutra - São Paulo - SP - 04831-060 - Brasil / Tel.: (11) 2367-0159 Fax:(11) 2367-3806