Matsuri Dedetizadora, Desentupidora e Caça Vazamentos

Tipos de Pragas


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Home Moscas
Moscas PDF Imprimir E-mail

Mosca

As moscas fêmeas adultas são fecundadas pelos machos um ou dois dias após o seu nascimento. No dia seguinte à cópula, desovam em matéria orgânica em decomposição, quente e úmida e exposta à luz, cujos gases liberados apresentam um odor atrativo para as mesmas. São orientadas para o local de postura através dos órgãos olfativos situados nas antenas.

Cada postura apresenta de cem a cento e cinqüenta ovos. Os ovos são fusiformes, pequenos e brancos, depositados em grupos. As moscas realizam cinco a seis posturas por vida adulta. Quando os ovos eclodem, surgem as larvas, que passam por três estágios de desenvolvimento. As larvas são ápodes e vermiformes.

As larvas mais jovens são encontradas na porção mais profunda do meio de criação, enquanto as maiores acham-se próximas à superfície mais seca do substrato.

A larva de 3º estágio se contrai e escurece sua pele, formando uma cápsula imóvel chamada pupário, no interior da qual se encontra a pupa.

A mosca adulta, completamente formada, rompe o pupário, fechando, o ciclo, que dura de 10 a 12 dias, dependendo das condições climáticas.

As moscas exploram seu ambiente, movimentando-se intensamente. São atraídas e orientadas pelo odor e pela umidade, através dos órgãos gustativos situados nas pernas e através da proboscídea ou tromba. O alimento líquido é sugado, enquanto o alimento sólido é umedecido através de minúsculos dentes situados na proboscídea.

As moscas domésticas podem sobreviver por um longo período, tendo como dieta alimentar única, uma fonte de carboidrato como o açúcar. No entanto, as fêmeas requerem uma fonte de proteína, geralmente encontrada no leite, para maturação dos ovos.

As moscas são insetos de atividade diurna, podendo repousar dentro ou fora das edificações, dependendo da temperatura. Repousam em superfícies longas e estreitas, em vegetação, normalmente acima de 2 metros no nível do chão, em locais protegidos de vento.

Voam a uma velocidade de 6 a 8 Km/h, tendo um raio de ação de 100 a 500 m do criadouro. A dispersão pode ser intermediada pelos meios de transporte, sendo introduzidas em países e continentes novos como espécies exóticas.

Como Vivem

A mosca doméstica tem cerca de 7 a 9 mm de comprimento, apresenta cor acinzentada não metálica e 4 faixas escuras longitudinais no tórax e abdômen desenhado por manchas características.

O aparelho bucal da mosca é do tipo lambedor-sugador e tem um par de palpos labiais, seus olhos compostos (4.000 facetas hexagonais) ocupam a maior parte da cabeça, sendo internamente afastados entre si nas fêmeas e internamente próximos nos machos.

A mais comum em áreas urbanas a mosca doméstica (Mosca domestica). Alimenta-se de fezes, escarros, secreções, produtos animais e vegetais em decomposição e açúcar. A mosca da bicheira (Cochliomyia hominivorax) é um parasita que requer tecido vivo como alimento, e produz feridas em quase todos os animais domésticos, selvagens e até em seres humanos. São vetores mecânicos, podendo veicular agentes patogênicos em suas patas, transmitindo doenças como distúrbios gastrointestinais.

Ciclo de Vida das Moscas

Ciclo de Vida da Mosca

Dicas Úteis

  • Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios, pois atrairão moscas para o local e vizinhança;
     
  • Só colocar lixo para coleta uma hora antes do coletor passar;
     
  • Se enterrado, o lixo deve receber uma cobertura de terra compactada de, no mínimo, 30 cm;
     
  • Acondicionar alimentos em potes ou latas bem fechadas;
     
  • Lavar bem áreas ou recipientes com qualquer tipo de resíduo orgânico (fezes de animais, restos alimentares, e outros), de forma a manter o ambiente sempre limpo;
     
  • Não manter criações rurais em áreas residenciais.
 


Rua Giambatista Vico, 237 - Cidade Dutra - São Paulo - SP - 04831-060 - Brasil / Tel.: (11) 2367-0159 Fax:(11) 2367-3806